Gestão, Monitoria & Avaliação

O projecto é sustentado por um sistema de monitoria e avaliação concebido para promover as melhores práticas da monitoria e avaliação de projetos baseados em resultados.

Restruturação da Unidade de Gestão do Projecto (contratação directa dos consultores)

A monocultura (cultivo de uma única cultura durante várias safras) ou até mesmo a sucessão de culturas (alternância entre duas culturas na mesma área, cada uma cultivada em uma estação do ano – safra e entressafra) tendem a provocar a degradação física, química e biológica do solo. Esses sistemas também podem provocar a queda da produtividade das culturas, pois favorecem o desenvolvimento de pragas, doenças e plantas daninhas.

Com a adoção da prática de rotação de culturas esses efeitos podem ser revertidos ou minimizados. A prática oferece benefícios que ajudam a conservar e proteger o solo. Também promove maior diversidade de espécies, ou seja, maior sustentabilidade na produção agrícola.

Nesse planejamento é necessário considerar que não basta apenas estabelecer e conduzir a melhor sequência de culturas, dispondo-as nas diferentes divisões na propriedade.

1-6-min-9.jpg
bg_1.png
1-6-min-10.jpg

Revisão de Meio Termo do Projecto

Vivemos tempos de muitas mudanças de nossos hábitos alimentares com a redução da variedade em nossa alimentação, com maior consumo dos produtos alimentícios industrializados e ultraprocessados como, por exemplo, os refrigerantes, as massas de preparo instantâneo, os biscoitos recheados e outros. Houve uma redução do consumo de frutas e hortaliças com impactos na mudança do perfil nutricional da população. Cresce o índice de sobrepeso e de obesidade. Priorizar o consumo de alimentos in natura, alimentos de estação, que correspondam ao ciclo da natureza, comercializados sobretudo nas feiras de alimentos agroecológicos e orgânicos, é um passo importante. Faz bem ao meio ambiente, faz bem à saúde e valoriza os agricultores familiares e agroextrativistas, grupos que realmente produzem nossos alimentos. Os alimentos tradicionais, as práticas e receitas, os saberes, os fazeres e os sabores simbolizam formas de resistência cultural contra a padronização de nossa alimentação.

Ler Mais

bg_2.png
1-6-min-11.jpg

Elaboração da Estratégia de Comunicação

Os resultados obtidos das análises químicas indicaram que a maior parte dos valores médios dos parâmetros estudados variaram de “Muito baixa” a “Baixa”. Estes resultados corroboram com os estudos antes realizados neste tipo de solos. Neste contexto, considerando que os solos ferralíticos são pobres em nutrientes e que o país gasta anualmente elevados recursos financeiros na importação de adubos químicos, para este tipo de solo, antes de se aplicar os adubos, deve-se primeiro realizar a análise química do solo, em seguida a calagem para a correcção do pH. Através desta prática, pode-se determinar a quantidade do elemento no solo e estimar as necessidades de calagem e dos nutrientes essenciais necessários para a obtenção de uma produção economicamente rentável para o agricultor.

Ler Mais

bg_3.png
about_us_monitoring_compressed-1.jpg

Construção de um software para a Monitoria e Avaliação do Projecto

Mesmo quando existe intervenção de um intermediário de crédito, o crédito é sempre concedido por uma instituição autorizada e o contrato de crédito é celebrado com essa instituição. Podem atuar como intermediários de crédito determinadas pessoas singulares ou empresas (por exemplo, stands de automóveis ou lojas de eletrodomésticos). A celebração de um contrato de crédito está dependente da vontade de ambas as partes. As instituições não são obrigadas a celebrar contratos de crédito. A contratação de um crédito exige uma análise cuidada das caraterísticas do produto. Escolher o tipo de crédito mais adequado é importante, pois existem diferenças significativas de condições e custos.

Ler Mais

ico_count_1-2.png

495

Hectares de Café

ico_count_2-2.png

1300

Suinos e Caprinos

ico_count_3-2.png

13

Escolas de Campo

ico_count_4-2.png

1475

Mecanizados

Componentes bióticos

Realizamos centenas de trabalhos técnicos sobre temas globais, sectoriais e regionais, com incidência particular na área de economia agrária.

As áreas agrícolas são responsáveis por boa parte da produção agropecuária de Angola. Nessa região, apesar dos avanços tecnológicos, ainda são comumente verificadas situações de acentuada degradação das pastagens e de manejo inadequado do solo sob lavouras, o que tem resultado baixos índices de produtividade na pecuária e frequentes frustrações de safras de grãos com a ocorrência de veranicos.

ENTRE EM CONTACTO

Entre em contacto conosco e receba as nossas atualizações sempre na sua caixa de email, para que estejas atualizado sempre.